terça-feira, 11 de agosto de 2015


Zinfandel e seus tintos californianos.


A produção de vinhos desta cepa está concentrada no Novo Mundo, principalmente nos Estados Unidos, sendo que o cultivo desta uva representa aproximadamente 12% dos vinhedos da Califórnia.

Com características genéticas semelhantes à uva italiana Primitivo, existem várias "lendas" sobre a origem das videiras nos Estados Unidos. Alguns dizem tratar-se de uma uva nativa, outros que teria sido trazida por proprietários de terras nos Estados Unidos, também há quem diga que teria sido trazida por imigrantes italianos, de forma semelhante ao Brasil. Não importa, não vale aprofundar a pesquisa, deixo isto aos historiadores, esta uva se adapta muito bem ao "terroir" da Califórnia, produzindo excelentes tintos.

A variedade de vinhos vai do levíssimo e adocicado rosé "White Zinfandel" ao mais intenso e equilibrado vinho tinto.

O "White Zinfandel", ou simplesmente "White Zin", é bastante popular nos Estados Unidos, é um vinho barato com baixo teor alcoólico, muito associado aos jovens. Quando penso neste vinho me lembro muito do nosso famoso "liebfraumilch garafa azul" dos anos 80, ou o lambrusco do final dos anos 90. Deixando o preconceito de lado, pode ser um ótimo vinho de verão, leve e frutado e algumas vinícolas bastante sérias, produzem este vinho em nuances menos doces , no estilo "dry".

Na versão Tinto, essas uvas produzem vinhos de taninos equilibrados, cor variando do Rubi intenso ao Violáceo mais escuro, com aromas frutados com muitas nuances de frutas vermelhas ("berries"), muitas vezes também com aromas de especiarias e flores. Dado à concentração de açucares, os vinhos podem ter uma alta graduação alcoólica, indo de 13% à 17%, entretanto na boca apresenta-se macio e redondo.



Degustamos recentemente o Harlow Ridge Zinfandel 2012. Frutas vermelhas, ressaltando ameixa; um que de especiarias tipo pimenta do reino e noz moscada.
Acompanhamos com uma carne assada simples, com molho feito a partir do sumo da própria carne e tomates pelados, apurado no vinho branco, azeite, manteiga, com temperos frescos e secos.
O prato acompanhado de arroz branco e purê de abóbora japonesa fez o vinho crescer.
Excelente custo benefício para um jantar simples e sem compromisso em família.
Valor do vinho na WinePro - R$ 81,00.


Quer saber mais? algumas fontes de pesquisa:
http://winefolly.com/review/guide-to-zinfandel-wine/
http://www.totalwine.com/eng/guide-to-wine/zinfandel.cfm
https://en.wikipedia.org/wiki/Zinfandel
https://en.wikipedia.org/wiki/White_Zinfandel