quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Imagens da Borgonha





Quando penso na Borgonha a primeira coisa que me vêm à mente são os vinhos maravilhosos.  E não apenas pelos “Grand  Cru”, caríssimos e de produção limitada, adoro as castas da Borgonha, os tintos de Pinot Noir e os brancos de Chardonay.   

Penso nas garrafas arredondadas típicas da região em copos de bojo também arredondado.  Encontro complexidade e leveza no mesmo vinho.

A comida clássica que me vem à mente é o “boeuf borguignon”. É fácil imaginar como a receita deve ter surgido. A região deu origem ao gado  charolais ou charolês, ótimo para corte, assim como às maravilhosas uvas gamay e pinot noir, ótimas para o vinho.  Pensando nas partes mais duras e consequentemente mais baratas do boi, a preparação clássica possível é o guisado (cozimento lento em fogo baixo) para amaciar a carne. 

Mas porque não utilizar o vinho tinto para temperar e para cozinhar a carne? Na região também encontramos uma profusão de ervas e vegetais além de um fungo maravilhoso, o “champignon”, ou cogumelo paris. Tudo junto e misturado temos o clássico prato da Borgonha.



No último curso que realizamos aqui na WinePro eu me aventurei a preparar o prato. Nunca tinha feito essa receita, mas claro, já havia preparado carnes guisadas, assim como já havia utilizado os ingredientes em outras preparações. Eu achei quase que instintivo, natural, muitos ingredientes bons, muitos cheiros, difícil de errar se você gosta de cozinhar.  Ficou muito bom.

Temos algumas sugestões de vinho para acompanhar o prato. 


Difícil escolher entre os vinhos da Borgonha, são todos maravilhosos. A uva Pinot Noir e o terroir mais frio da região nos presenteiam com vinhos delicados, leves e ao mesmo tempo complexos. Muito sofisticados.

Este final de semana eu vou viajar para a Borgonha de novo, vou fazer um “boeuf borguignon” e tomar com um tinto da região.