quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Cadê o frio? E Viva os Vinhos de Verão!!!



Cadê o frio? E Viva os Vinhos de Verão!!!

 Moro em um PATROPI. 

O Brasil é um país quente, nosso inverno é tímido. Temos  praias maravilhosas do Oiapoque ao Chuí.
Que maravilha um espumante na praia, um rosé na piscina, um branco refrescante acompanhando o almoço leve, saladas, vegetais, queijos macios, frutos do mar, peixes.

Adoro também os vinhos tintos mais leves e frutados que podem ser tomados mais resfriados e acompanham muito bem saladas, queijos de média estrutura, molhos, massas e carnes e até mesmo alguns peixes dependendo do preparo dos pratos. 

Com esse calorão fora de época, pensei em falar um pouco dos espumantes nacionais. 

Com qualidade reconhecida internacionalmente, com vários rótulos premiados e excelente custo benefício, o espumante brasileiro é sempre uma ótima alternativa. 

Saibam, nosso terroir do Sul do Brasil adora os vinhos brancos e espumantes. Produzimos vinhos refrescantes, com muita fruta, alguns aromas florais, muito delicados, com acidez no ponto certo, eventual presença do amantegado característico de algumas cepas e pouca presença de mineral.  Tome sem medo, é muito bom!

Aqui algumas recomendações.

Vinícola Don Guerino.

As vinhas estão situadas no município de Alto Feliz, na serra Gaúcha.

Selecionamos o Brut Malbec Rosé, e o Brut Prosecco, ambos elaborados com as uvas que lhes dão os nomes.


Com ótimo custo benefício, esses espumantes são produzidos pelo método Charmat, que pela rapidez do processo da segunda fermentação, gera vinhos prontos para beber, bem refrescantes e frutados com presença das características das uvas utilizadas no processo, no caso a Prosecco e a Malbec.

Pizzato Vinhas e Vinhos

As vinhas estão localizadas no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e em Dr. Fausto, Municipio de Dois Lajeados.


Selecionamos o Brut Branco e o Brut Rosé, da linha Fausto e o Pizzato Brut Rosé. Os espumantes da Pizzato são elaborados pelo método Champennoise, que é o método tradicional utilizado para produção dos grandes vinhos de Champagne.
O Fausto Brut  Branco é elaborado com uvas chardonnay e pinot noir e o Fausto Brut Rosé é elaborado com uvas chardonnay, pinot noir e malbec.  Da linha de melhor custo benefício, estes vinhos são leves, refrescantes e frutados.


O Pizzato Brut Rosé, da linha superior da casa, possui produção limitada a 5.000 garrafas numeradas, é elaborado com uvas selecionadas da propriedade com corte de 85% pinot noir e 15% chardonnay. Esse corte resulta em um vinho com aromas de frutas vermelhas (berries) e bem frutado na boca.

Casa Valduga

Do tradicional produtor de espumantes com vinhedos em Bento Gonçalves, todos com excelente qualidade e muito bem pontuados nos rankings internacionais, selecionamos o Maria Valduga, o top de linha da Casa Valduga.  

  

A garrafa é maravilhosa, o conteúdo também.  

Esse vinho premium é elaborado cuidadosamente pelo método champennoise  com as uvas chardonnay e Pinot Noir. Entre os vários cuidados com o processo de vinificação, está a guarda na garrafa por 4 anos nas cavas subterrâneas da propriedade para evolução do vinho. 

Vale a pena visitar a ficha técnica detalhando o processo de vinificação no site : http://www.espumantesvalduga.com.br/produtos-maria.php

Esses e outros espumantes nacionais de qualidade você encontra aqui na WinePro.