quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Guaspari Syrah Vista do Chá, um grande vinho resultado de inovação, tecnologia e percepção de uma nova região vinícola.





Adoramos ser surpreendidos. Se me falassem que seria possível produzir um vinho em São Paulo, divisa com Minas Gerais, eu diria que sempre é possível fazer um vinho, mas teria grandes dúvidas com relação à qualidade. Pois é, eu estava errada.

Tivemos o prazer de degustar o Guaspari Syrah Vista do Chá no último domingo, dia 11/10, e ficamos gratamente surpresos!

É um excelente vinho, apresenta uma cor rubi intensa, aromas complexos de frutas maduras, cacau, café, especiarias, um bom equilíbrio na boca, uma boa persistência!  Ficamos encantados, mais ainda por ser resultado da aposta da Família Guaspari na produção de vinhos em uma fazenda que produzia café, a 200 km do centro de Espírito Santo dos Pinhas, SP, na divisa com Minas Gerais.



A família observou através das características da região, com altitude entre 1.000 e 1.300m, amplitude térmica entre 10ºC e 12ºC na época da colheita (que é feita no inverno) e o solo xistoso, poderia ser bom para videiras viníferas e investiu na pesquisa e na tecnologia para viabilizar o projeto de produção de vinhos.
Em 2006 iniciou-se uma produção experimental em seis hectares, utilizando variedades francesas selecionadas a partir das análises iniciais. O primeiro vinho foi produzido em 2008. Hoje já são 50 hectares de vinhedos.




Para viabilizar a produção, foi utilizada uma tecnologia inovadora, a transferência da safra do verão para o inverno. Esta tecnologia permitiu uma melhora significativa do terroir com relação ao clima, que no inverno fica muito parecido com as grandes regiões vinícolas.

A tecnologia está presente em todas as etapas do processo, no laboratório de ponta, nos cuidados com o terroir, nos processos de irrigação, na colheita manual, nos processos de vinificação, nos ciclos de estágio em madeira, e na linha de engarrafamento.


Hoje a vinícola comercializa dois produtos, O Syrah Vista da Serra e o Syrah, Vista do Chá. 

Outros vinhos estão por vir! Que venham!