quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Vamos combinhar - Parte 2. Combinou mesmo?

Fizemos as harmonizações propostas no post anterior aqui na WinePro, na terça feira dia 06/10, com os clientes que participaram do nosso Curso Básico - Modulo I, O Processo de Elaboração do Vinho.


O que é harmonização afinal? Na nossa opinião é quando o vinho cresce com a comida e a comida cresce com o vinho. É quando é bem melhor junto do que separado, é o casamento feliz.

As harmonizações sugeridas foram todas muito corretas e adequadas, mas duas foram maravilhosas, então achei interessante dividir aqui no blog.

Ao final do curso, sempre perguntamos aos participantes qual harmonização gostaram mais, fazemos um ranking de preferências, discutimos opiniões, porque afinal, o importante é a experiencia da degustação.

A harmonização que fez mais sucesso tanto entre os clientes que estavam participando do curso como entre os sommeliers, mais acostumados à prática,  foi a do vinho Sul Africano Classic Chenin Blanc da KWV com o Queijo Brie Assado.


De última hora decidimos não colocar mel ou geleia de damasco, seguindo a sugestão do André Santos, da importadora Devinum que nos prestigiou com o patrocínio e a presença. 

Este  vinho é bem refrescante, com aromas frutados. Sabemos que é a acidez dos cítricos que imprime a refrescância desde maravilhoso branco, mas esta acidez poderia não harmonizar bem com o doce da geléia ou do mel, então substituímos por uma generosa porção de nozes, mais neutra no doce, mas que acrescentou uma crocância ao queijo.

Foi maravilhosos, pois aconteceu exatamente o que queríamos defender, o vinho cresceu com o queijo e o queijo cresceu com o vinho.

A outra harmonização que cabe destacar, foi a do Vinho do Porto Quinta da Revolta Tawny com a Mousse de Chocolate meio amargo.


Quem gosta de harmonização sabe da dificuldade de harmonizar vinhos com chocolate. O chocolate, pela sua característica de persistência do sabor na boca, costuma "matar" os vinhos de sobremesa. Confirmamos que o Porto, que é um vinho fortificado (acrescenta-se aguardente vínica, a famosa bagaceira, no processo de fermentação, aumentando o teor alcoólico), tem estrutura suficiente para acompanhar as sobremesas à base de chocolate. Também ficou ótimo, da próxima vez talvez acrescente frutas vermelhas maduras na mousse.

Deu água na boca?, Venha buscar os vinhos para harmonizar no feriadão!