quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Vamos Combinar? quer dizer, Harmonizar?

Estive esta semana envolvida na escolha de alguns tapas e porções que pudessem acompanhar os vinhos que iremos degustar no Curso Básico - Módulo I - O processo de elaboração do vinho, que será no dia 06/10 aqui na Winepro.  www.winepro.com.br.

Claro que o foco será a aula e os temas relacionados ao processo de elaboração, mas o vinho é uma experiencia sensorial, impossível de se aprender sem beber! Tem que "cheirar", testar os sabores, o amargor, a acidez, testar a textura na boca, testar o retrogosto, o fundo de taça,  prestar atenção nos sentidos. E tão importante quanto, prestar atenção no que acompanha o vinho. A comida cresce com o vinho certo e o vinho cresce com a comida certa.

Vamos iniciar com um Prosecco Borgo SanLeo.
É um vinho fácil de harmonizar, os espumantes são fáceis em geral. Escolhemos o Presunto Parma com Figos. Fizemos a escolha no intuito de tirar proveito máximo, didaticamente falando, desta harmonização, especialmente interessante pelo contraste da gordura do presunto com a acidez do espumante, do sal, do doce da fruta, do agridoce do Aceto reduzido.


O segundo vinho é KWV Chenin Blanc, da Região do Cabo Ocidental da Africa do Sul. É um vinho delicado, frutado e floral, com acidez dos cítricos. Escolhemos um queijo também delicado, o brie, que fica maravilhoso assado com geleia ou mel. Vamos degustar sem e com o doce, vamos comparar.


O terceiro vinho é um rosé elaborado 100% com uvas Cabernet Sauvignon, O Santa Digna, da Vinícola Miguel Torres, do Vale do Curicó, no Chile. Como este vinho é mais encorpado que a maioria dos rosés, é bastante frutado, poderia até combinar com uma carne leve, mas decidimos experimentar com uma quiche, apostando que vai ser interessante a combinação dos vegetais e das gorduras da massa, do creme de leite e do queijo com este rosé.


O quarto vinho é um Chianti Clássico, da Vinicola Castello d'Albola da Toscana, com estágio em carvalho, e bom corpo. O Chianti acompanha muito bem carnes e também molhos de carne e com base de tomate. Para aproveitar esta característica, resolvemos juntar os dois, e degustar com Ragú de Linguiça e pão.


E para finalizar um porto, o Quinta da Revolta Tawny que é um vinho (talvez um dos poucos) que combina com chocolate, com uma sobremesa de chocolate, que pode ser uma mousse ou até um brigadeiro. Esta é uma harmonização clássica.


Esperamos vocês! Inscrições pelo telefone +55 11 2609-2822 ou por e-mail
renata@winepro.com.br
http://www.winepro.com.br/#!curso-bsico---modulo-1/c10cx